Assim cantava André Filho na canção “Cidade maravilhosa” composta no ano 1934.
De fato, lendo essas palavras, é possível compreender que Rio é o coração pulsante do Brasil.

Banhado pelo Oceano Atlântico meridional, em correspondência com o Trópico do Capricórnio, Rio de Janeiro tem aproximadamente sete milhões de habitantes e é uma das cidades mais famosas da América Latina. Capital do homônimo Estado, faz parte da região sud-este do Brasil junto com outros três Estados: Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais.
Mas, por quê Rio è chamada também “Cidade maravilhosa”?
Para descobri-lo, vamos deixar que a canção do André Filho nos diga o motivo.

Cidade Maravilhosa cheia de mil encantos
È inquestionável. Rio è uma cidade sensacional. As cores do nascer e do pôr do sol, visíveis nas praias, a famosa calçada de pedrinhas brancas e pretas de Copacabana, as grandes ondas do mar e a verde natureza que envolve a cidade inteira fazem com que Rio de Janeiro seja realmente encantadora.
Berço do samba e das lindas canções
No imaginário coletivo, quando alguém ouve “Rio de Janeiro” se realiza no cérebro uma associação mental com os ritmos do samba. De origens africanas, o samba era, no início, uma dança religiosa que, com o decorrer dos anos, virou um baile de diversão. Para os fãs desse ritmo especial, no Rio tem o renomado bairro colonial da Lapa, cheio de bares e salões de baile onde o samba è claramente o rei. Lapa è famoso também pelo Aqueduto da Carioca, edificado no ano 1750. Além disso, essa área da cidade oferece aos turistas e aos visitantes a popular e colorida Escadaria Selarón, cenário prediledto por artistas e criadores de vídeos musicais.

Adicionalmete, Rio de Janeiro è berço de uma quantidade incontável de cantores e compositores. Basta pensar no Antônio Carlos Jobim que, com as suas Aguas de março, símbolo do fim iminente do verão, e com a Garota de Ipanema, ajudou o Rio a “sair” das divisas nacionais para ser conhecida ainda mais no exterior.
Não podemos não mencionar o Sérgio Mendes, compositor oriundo de Niterói que em 2006 virou ainda mais célebre a nível internacional graças à colaboração com a banda estadounidense The Black Eyed Peas. Juntos fizeram novos arranjos à canção “Mais que Nada”.
Jardim florido de amor e saudade
A cidade do Rio de Janeiro abriga um jardim realmente sugestivo: o Jardim Botânico. Situado perto do bairro da Gávea e a Lagoa Rodrigo de Freitas, esse jardim que se estende por cinquenta e quatro hectares oferece aos visitantes uma extraordinária variedade de flora e fauna: não é difícil encontrar um tranquilo e solitário camaleão e, ao mesmo tempo, os turistas têm também a possibilidade de contemplar o famoso arbusto Pau Brasil, que deu o nome à nação sul americana. O jardim botânico è uma parada obrigatória para os fãs da natureza.
Que deus te cubra de felicidade. Dulcis in fundo
Símbolo inequívoco da cidade carioca é o Cristo Redentor. Com uma altura de 38 metros, a imponente estátua observa e protege a cidade. O Cristo faz parte das sete maravilhas do mundo e fica justamente no topo do monte Corcovado, alto 751 metros. Até a cantora Maria Rita cita o Cristo Redentor na canção “Tá perdoado” (2007), nos versos “Fui (…) de joelho ao Redentor”.

Subir até o Corcovado é uma ótima oportunidade para admirar a vastidão e a imensurável beleza da cidade do Rio de Janeiro e tomar conciência de que, verdadeiramente, é maravilhosa.
di Beatrice Venettilli
Clique aqui para ler o articulo em italiano
Pingback: Perchè Rio de Janeiro è chiamata la “Cidade Maravilhosa”? – Lusofilia