Os festivais de música na Europa: existe na Espanha e em Portugal um festival de música que se parece ao Sanremo da Itália?

A música é indubitavelmente uma das linguagens mais universais que existem. 

O amor que cada ano os italianos mostram ao Sanremo, fez que o Festival da música italiana tivesse um sucesso tão grande ao ponto de ser exportado além das fronteiras italianas

O grande sucesso do Sanremo no mundo, tem que ver inclusive com assuntos legais. Até 2015, o Festival de Sanremo não tinha sido patenteado, portanto foram muitos os países que se inspiraram nele.

Algumas pessoas falam de um verdadeiro franchising musical que, a partir da primeira edição do 1951 no Casinó do Sanremo, deu lugar a manifestações de música que afirmaram, mais ou menos implicitamente, de inspirar-se no festival italiano da região Liguria. 

Aqui tem uma breve lista de alguns festivais europeus que se parecem ao Sanremo. Em particular, nos vamos focar na Espanha e em Portugal, ou seja os países que mais conseguiram criar uma competição nacional.

Na Noruega temos o Melodi Grand Prix, um festival de música norueguês nascido em 1960 e organizado cada ano pelo canal da televisão pública Norsk rikskringkasting (NRK). Trata-se de um dos programas mais antigos da televisão norueguesa que cada ano seleciona o representante da Noruega na Eurovision. 

Na Dinamarca podemos assistir ao Melodifestivalen. A organização do festival é muito parecida à nossa: seis noites totais do programa, das quais quatro se dedicam às semifinais, uma à recuperação e a outra é o dia da final. 

Na Estônia tem o Eesti Laul graças ao qual o país pôde confirmar a sua participação no Eurovision 2022. O festival se compõe de sete shows em total: quatro shows dedicados às quartas de final com dez participantes cada um, que tiveram lugar nos estudos da TV Eesti Televisioon (ETV) de Tallinn no período de novembro e dezembro de 2021, duas semifinais com dez participantes cada uma nos dias 3 e 5 de fevereiro de 2022, e a final no dia 12 de fevereiro.

Na Alemanha, o Festival de Sanremo é chamado de Unser Lied, um programa que tem vários anos sendo transmitido e que foi substituído por Germany: 12 points em 2022. As canções são avaliadas por um equipe de profissionais do setor musical sem limitação nos estilos. 

Em relação à Itália, não podemos não mencionar “Una voce per San Marino” (literalmente “Uma voz para São Marino“) organizado pela rede de televisão de São Marino (SMRTV). Como todos os outros festivais, o vencedor vai ser o representante do estado de São Marino na Eurovision 

O que podemos dizer dos nossos queridos países Espanha e Portugal?

Na Espanha, o irmão espanhol do Sanremo é o Benidorm ou o Festival Internacional da Canção de Benidorm organizado pela RTVE, a emissora de televisão espanhola mais importante. Trata-se de uma competição musical que se organiza a cada ano na cidade de Alicante, mais especificamente em julho dos anos entre 1959 e o 2006. Declaradamente inspirado no Festival de Sanremo, ele nasceu para promover Benidorm e a música espanhola. Desde o 2022 é chamado de Benidorm Fest e tem lugar na última semana de janeiro. O elemento comum a todos os primos europeus da Eurovision (e também à Espanha) é que o vencedor da competição vai ser o representante da Espanha na Eurovision. 

Portugal também deu vida a um festival que se parece muito ao Sanremo e que tem muito sucesso: O Festival da Canção portuguesa, organizado pela primeira vez em 1964 pela emissora de televisão portuguesa RTP. Como acontece em todos os outros países, o Festival escolhe o representante português para a Eurovision. 

Mas não só na Europa!

O sucesso do Sanremo chegou até o Extremo Oriente. Na China, teve lugar há poucos meses o Shanremo, um festival de música italiana um pouco naif, uma coisa que se parece a uma festa popular e, ao mesmo tempo, a uma noite de karaoke com os amigos. 

Você conhecia todos estes primos do Festival de Sanremo espalhados em todo o mundo?

di Irene della Siega

Rispondi

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...