Samba e Carnaval: para saber mais

Chegou quase a hora do fim do Carnaval, mas não podemos nos esquecer de falar da festa mais popular e mais esperada pelo povo brasileiro: o Carnaval do Rio de Janeiro!

Uma festa de música, cores e dança que vem das antigas tradições europeias (Leggi il nostro articolo “Il Carnevale in Brasile”) e que chegou além do Oceano Atlântico para animar a temporada de verão.

O Carnaval do Rio é seguramente o mais conhecido a nível mundial mas existem outras celebrações menores em outras cidades, como: São Paulo, Recife, Olinda e Salvador da Bahia. 

Neste artigo, vamos focar-nos, em particular, na dança típica brasileira que acompanha o Carnaval: o samba!

Para entender quanto importante é essa dança, basta pensar que o lugar onde têm lugar os desfiles se chama Sambodromo, embora o seu nome oficial seja Passarela Professor Darcy Ribeiro; e existem muitas escolas de samba onde os dançarinos se preparam durante o ano todo para eles dançarem no Sambodromo.

Mas quais são as origens do samba?

samba é uma dança e um gênero musical brasileiro considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular do Brasil. Este ritmo é fruto da miscigenação entre a música africana e europeia nos campos e na cidade. Devido à sua grande presença em todo o território nacional, o samba assume formas diferenciadas em cada região, mas sempre mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

O samba foi criado no Brasil e a sua origem são os batuques trazidos pelos negros escravizados, misturados aos ritmos europeus, como a polca, a valsa, a mazurca, ou o minueto.

Inicialmente, as festas de danças dos negros escravos na Bahia eram chamadas de “samba”. Os estudiosos apontam o Recôncavo Baiano* (área formada por 20 municípios no Estado da Bahia e está a cerca de 100 quilômetros de distância da capital do Salvador) como o berço do samba, especialmente o costume de dançar, cantar e tocar instrumentos em roda. 

Após a abolição da escravidão em 1888 e da instituição da República em 1889, muitos negros se dirigiram à então capital da República, o Rio de Janeiro, em busca de trabalho. Porém, qualquer manifestação cultural africana era vista com desconfiança e criminalizada, como a capoeira e o candomblé, e com o samba não foi diferente. Assim, os negros começam a fazer suas festas nas casas das “tias” ou “vovós”, verdadeiras matriarcas afro-descendentes que acolhiam os batuques. No Rio de Janeiro, o mais célebre desses lugares era a casa de Tia Ciata, mãe de santo carioca.

O samba hoje em dia 

Atualmente o samba do carnaval carioca chama a atenção de pessoas do mundo inteiro, principalmente por conta da sua animação e importância cultural. Apesar de ser o batuque a sua caraterística principal que faz as pessoas dançarem e se animarem ainda mais, os movimentos do corpo e a presença da percussão também são essenciais para a sua composição.

Quando falamos do Carnaval, o tipo de samba do que falamos é o samba-enredo que se originou na década de 1950 no Rio de Janeiro e foi criado para apresentações no período do carnaval. As canções de samba-enredo possuem temas culturais e sociais, contando a história do povo brasileiro.

Uma das suas principais músicas de sucesso é a “Exaltação de tiradentes“, composta por Roberto Silva. 

Aqui deixamos um video do Carnaval do Rio do ano passado: 

de Irene della Siega

Rispondi

Effettua il login con uno di questi metodi per inviare il tuo commento:

Logo di WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...